A estreia mundial da peça, uma encomenda da Radio France, surge no âmbito de um ciclo dedicado ao compositor Iannis Xenakis, nascido há 90 anos na Grécia e que se naturalizou francês em 1947. .Em declarações à Lusa, Luís Tinoco afirmou que esta encomenda "foi um desafio muito interessante na medida em que pôs em causa" tudo o que aprendeu e regularmente faz.."Esta peça que tem uma duração de dez minutos obrigou-me a escrever sem seguir os livros de orquestração e a cartilha de escrita para orquestra até porque a orquestra não se dispõe de forma tradicional", disse..O convite que surgiu de forma casual, quando uma responsável da Radio France assistiu a um concerto que incluiu uma peça de Tinoco no Centro Cultural de Belém, exigia que a composição a criar respeitasse a especialização que Xenakis determinou para a sua peça "Terretektohr", que será também tocada no sábado.."Terretektohr", composta em 1966, determina a colocação dos músicos em círculos na plateia da sala, sendo que essa distribuição espacial não respeita os naipes de instrumentos. Um trombonista pode ficar ao lado de um violetista e de um clarinetista, e todos eles sentados ao lado de espetadores..Referindo-se à obra de Xenakis, Luís Tinoco afirmou que "é uma obra histórica que pertence ao período em que vários compositores fizeram experiências com a espacialização da orquestra", tendo sublinhado à Lusa a integração no programa do concerto da peça "Lontano", de György Ligeti que é "uma obra central da segunda metade do século XX". .O programa completo de sábado inclui uma outra estreia mundial, a da peça "L'Amphithéâtre", de Michael Levinas..A peça "Cercle Interieur" foi composta "de raiz para ser tocada exclusivamente no contexto do convite", disse o compositor português referindo que "foi necessário fazer partituras para cada um dos instrumentistas"..A "peça foi escrita com uma planta da sala parisiense, tendo sido necessários escrever cada compasso 85 vezes, tantos quantos os músicos que compõem a orquestra, pois não estando agrupados por famílias de instrumentos, não se podia escrever uma linha melódica, como acontece habitualmente, que é seguida por cada grupo de instrumentos"..Luís Tinoco afirmou que "o título ["Cercle Interieur"] explica a composição": "Primeiro pela disposição geométrica dos músicos no espaço, em círculo, depois porque o público, como está sentado ao lado dos músicos é como se estivesse dentro do um círculo que é o interior da orquestra"..Finalmente, "na orquestração há uma chamada de atenção para o círculo central dos músicos que são os que estão mais próximos do maestro e que funcionam como elemento musical principal", explicou..A composição de Tinoco "não é possível ser ouvida em estéreo, pois são ondas que passam pelo público e vive muito da forma como irradia dos músicos do círculo central para o outro e destes para o público".."A audição da peça depende do lugar em que a pessoa ficar, e será sempre diferente de lugar para lugar", rematou.